Banner Banner

Blog ADCOS
PROFISSIONAL

Emoliente, hidratante e umectante: entenda as diferenças

Quando se trata de produtos voltados para a pele, seja do rosto ou do corpo, a enorme variedade de tipos, fragrâncias e promessas de resultado pode gerar algumas dúvidas. E falando de produtos com função emoliente, hidratante e umectante, é bem fácil acabar trocando os nomes. No entanto, é preciso ter atenção no momento de aplicar protocolos e realizar tratamentos. Cada um deles têm ações e funções que se assemelham, mas são diferentes entre si. Hoje, a ADCOS Profissional irá ajudar você a entender melhor tudo isso!

O que é emoliente e qual sua utilização?

A função mais conhecida do emoliente é amaciar e suavizar a pele. Composto por substâncias como óleos vegetais, ácidos graxos e lipídios não gordurosos, possui consistência fluida, que se espalha facilmente. 

Por outro lado, o emoliente também pode ser utilizado para ajudar na extração de comedões (cravos, espinhas e filamentos sebáceos) da pele. A ADCOS Profissional oferece em seu portfólio o Clean Solution Creme Emoliente, um dermocosmético para ser utilizado durante a limpeza de pele. Com textura de gel-creme, esse produto facilita o procedimento estético e o torna mais eficaz.

Com uma exclusiva combinação de ativos para alcançar máxima ação emoliente, o Clean Solution Solução de Trietanolamina também oferece um tratamento mais confortável e menos doloroso. Seu maior diferencial está na fórmula: com trietanolamina, glicerina e manitol, oferece o amolecimento dos comedões com mais rapidez e eficácia. Possui, ainda, a alantoína, um ingrediente clássico da dermatologia que acalma a pele tornando o processo de extração mais confortável. Sua ação efetiva sobre a pele equilibra o processo de proliferação celular, com ação queratolítica e cicatrizante. É um suavizante de irritações, favorecendo também a hidratação. O extrato de aloe vera ajuda a acalmar, revitalizar e regenerar a pele, além de servir como um anti-inflamatório e cicatrizante.

Sobre o hidratante

A hidratação é uma etapa importante em qualquer procedimento estético. Ela é responsável por aumentar a quantidade de água da pele o que pode acontecer por dois mecanismos: devolver a pele a água que é perdida ao longo do dia por evaporação natural  e que também varia de acordo com a idade, ou aumentar a quantidade de água propriamente dita pela retenção de moléculas de água na pele. Conforme envelhecemos, nossa pele perde, aos poucos, a capacidade de reter água. Por isso, é bastante comum que pessoas com pele madura enfrentem problemas com o ressecamento excessivo, e até mesmo a descamação de algumas regiões do corpo (como o rosto).

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica que a hidratação deve ser feita conforme o tipo de pele de cada pessoa, e serem específicos para a pele do rosto e do corpo. Em clínicas de estética, é possível utilizar produtos voltados para spa ou massagem com propriedades hidratantes. Um exemplo disso é o Clinic SPA Creme de Arroz Doce. Proporcionando bem-estar para a pele e com propriedades relaxantes, possui uma textura suave e de fácil espalhabilidade. Com isso, nutre e hidrata suavemente a pele, deixando-a macia e acetinada.

Essa também é uma característica do nosso Creme de Massagem Chá Verde, que, além de possuir ação anti-inflamatória e combater os radicais livres, auxilia também na redução de inchaço e edemas. 

#DicaProfissional!

Para completar o tratamento, que tal utilizar um óleo essencial, para dar aquele toque especial para o(a) cliente?

+ Personalize seus protocolos com as máscaras faciais!

E o umectante?

Assim como o hidratante, o umectante também auxilia a superfície da pele com relação à perda de água. Umectantes costumam já conter água em sua formulação, criando uma camada protetora sobre a pele e, como o próprio nome sugere, a deixando umedecida.

É importante ressaltar que as substâncias umectantes não permeiam no estrato córneo, e sim formam um filme hidrofílico. Essas substâncias também são vastamente utilizadas nos produtos dermocosméticos para manter a estrutura das fórmulas e evitar perda de água por evaporação. Entre os umectantes mais conhecidos estão a glicerina, a aloe vera, o pantenol e o ácido hialurônico. Uma ótima forma de acrescentar esses ativos para tratamentos é por meio, por exemplo, do Kit Concentrado Rejuvenescedor*. É ideal para quem busca oferecer tratamentos para revitalização e iluminação da pele facial. Os concentrados deste kit oferecem hidratação, detoxificação, reparação, e uma explosão de energia nas células da pele. Com o tratamento integrado de ácido hialurônico e fatores de crescimento, o tratamento favorece o preenchimento de rugas e firmeza, agindo de forma sinérgica e aumentando a produção de colágeno, revertendo os sinais de envelhecimento. O resultado é uma pele com aparência mais jovem e bonita desde a primeira sessão!

Add Your Comment

Receba promoções,
novidades
e dicas Exclusivas
para seus tratamentos.

Matérias