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3 dicas de como atrair clientes para clínica de estética

Desde o início da pandemia do coronavírus, o mundo precisou se adaptar à uma nova realidade. Aprendemos a lidar com medidas de higienização mais rigorosas, distanciamento social, além de uma mudança de prioridades quando se trata do consumo de procedimentos estéticos. Com isso, o segmento estético, que depende das portas abertas e do contato físico, sofreu impactos significativos na sua rotina nos últimos anos. 

Setor de estética contornando a crise

Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, nove de cada dez micro e pequenas empresas que prestam serviços de beleza, como salões, ateliês e estúdios de maquiagem, afirmam terem perdido faturamento por conta das medidas de isolamento social. De acordo com a apuração, a perda média do faturamento foi de 57% nos primeiros meses da pandemia. Em uma enquete, foi observado que 62% dessas mesmas micro e pequenas empresas interromperam o funcionamento temporariamente; 5% precisaram encerrar em definitivo.

Apesar disso, o setor busca se reerguer economicamente com novas abordagens e formas de oferecer serviços para conquistar clientes. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) constatou que, no primeiro semestre de 2020, o número de transações online chegou a R$105,6 bilhões, liderado pelo setor de beleza e perfumaria. Sendo assim, entende-se que o cenário fez os profissionais da área investir ainda mais no e-commerce, o contato online, e, posteriormente, o atendimento à domicílio mostrou-se um grande aliado para expandir a clínica e centros de estética que precisaram ir além de suas portas.

Como aumentar o faturamento de clínica?

Alguns tratamentos corporais e faciais, como drenagem linfática, protocolos antioxidantes, peelings e massagens tiveram aumento na procura após a reabertura do comércio. Especialmente para manter o corpo em dia, tratamentos como o Método Flash Detox, focado em redução de medidas e combate à flacidez, estão cada vez mais requisitados pelos clientes que desejam aproveitar seus resultados.

Escolha o seu nicho de atuação

Em uma clínica de estética, existem centenas de nichos a serem operados. No entanto, seu negócio pode ser especializado em algo específico, como por exemplo, limpeza de pele. O mesmo é válido para os procedimentos estéticos focados em massagens modeladoras, drenagens linfáticas, ou oferecer o melhor SPA.

Ter um nicho específico facilitará na hora do investimento, uma vez que você terá apenas um gasto principal, além de oferecer um atendimento expert. Com isso, sua clínica será considerada como autoridade no assunto, aumentando a chance de conquistar clientes e aumentar o faturamento da clínica.

Porém, vale ressaltar que isso não quer dizer que você é obrigado(a) a oferecer somente um único serviço. É possível fornecer vários outros em conjunto, mas sem ofuscar o seu carro-chefe, que será o seu diferencial.

Seja organizado(a) com sua agenda

A organização é um fator primordial para qualquer negócio. Na área da estética, é comum encontrar lugares onde clientes se queixam de demoras, atrasos, ou pior ainda, um serviço mal executado por conta da pressa. 

Por isso, tenha certeza que sua agenda de horários estará sempre organizada e estipule um tempo de duração para cada procedimento, sem se esquecer de adicionar uma margem para os eventuais atrasos dos clientes.

Você também pode experimentar utilizar aplicativos para clínicas e salões. Essa é uma solução moderna, atual e vantajosa para evitar contratempos, mais organização, e ainda tem como bônus a redução do gasto com papel e agendas. Com poucos cliques é possível agendar todos os atendimentos e, automaticamente, o sistema contabiliza as receitas e despesas.

O atendimento não acaba quando ele termina!

A frase pode parecer estranha, mas é verdade: só porque seu cliente terminou seu tratamento ou protocolo, não significa que você nunca mais verá aquela pessoa. É crucial manter o relacionamento após o tratamento finalizado. Manter a proximidade com seu público aumenta a fidelização, seja com campanhas de e-mail marketing, redes sociais, ou até mesmo uma mensagem via WhatsApp ou Telegram sobre alguma novidade ou promoção.

Outra opção para conquistar clientes para a clínica é investir em uma adesão ou assinatura, assim como academias ou serviços de entrega de comida. Com isso, o cliente pagará um valor fixo para aproveitar um serviço quantas vezes quiser (ou que você tenha estipulado), durante um determinado período de tempo, por exemplo, um mês, correspondendo a uma mensalidade.

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