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7 passos para ter sucesso nas redes sociais e acelerar o seu negócio

Uma boa gestão das redes sociais pode impactar positivamente sua clínica, já que mais da metade da população brasileira tem acesso à internet e usa as mídias sociais com frequência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse sentido, investir adequadamente no meio digital pode trazer mais visibilidade e, inclusive, renda. No post de hoje, o Blog da ADCOS Profissional reuniu dicas e preparou 7 passos infalíveis de como utilizar as redes sociais como um acelerador do seu negócio.

Por que investir nas redes sociais?

Milhões de empresas, grandes e pequenas, conectam-se com o público por meio das redes sociais. Nelas, as marcas podem alcançar e impactar cada vez mais pessoas, o que gera visibilidade e confiança. As mais usadas mundialmente são: Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.

  • Facebook

No Facebook, as marcas podem alcançar uma das maiores comunidades do mundo. São mais de 130 milhões de pessoas todos os meses no Facebook Brasil e mais de 90 milhões todos os dias com acesso pelo celular.

  • Instagram

Considerado os olhos do mundo, o Instagram é o local onde a cultura é definida e as marcas são descobertas, debatidas e adoradas. 85% das pessoas usam esta rede social para descobrir novos produtos e serviços no Brasil.

  • Messenger

No Messenger, as marcas podem se comunicar e se conectar com as pessoas através de conversas, da forma que elas preferem. São 1,3 bilhões de pessoas nesta rede social todos os meses e 20 bilhões de mensagens trocadas entre pessoas e negócios.

  • WhatsApp

O WhatsApp é uma maneira rápida, simples e confiável de trocar mensagens com pessoas ou empresas. Atualmente, 102 milhões de mensagens são enviadas a negócios todos os dias e 65 bilhões de mensagens enviadas por dia.

Como ter sucesso nas redes sociais?

Para te ajudar a ter uma boa gestão das redes sociais da sua clínica e rentabilizar seu negócio, preparamos 7 passos de como utilizar o digital como um acelerador.

Passo 1 – Conheça seu público

O primeiro passo para começar uma caminhada de sucesso nas redes sociais é entender quem é o seu cliente. Dessa forma, ao compreender seu público, seus posts serão muito mais assertivos e direcionados, o que garante mais visibilidade e reconhecimento. Algumas informações que você precisa ter conhecimento sobre seus seguidores: onde moram, qual faixa de renda, idade, filhos, hábitos, necessidades, desejos, quais cuidados têm com a saúde e beleza no dia a dia, qual é sua rotina e os horários e dias em que estão dispostos a receber seus cuidados.

Com essas informações em mãos, será possível gerar a persona do seu negócio, que é a representação do seu cliente típico, com todas as suas principais características e necessidades.

Passo 2 – Estabeleça seu tom de voz

Definir a personalidade da sua marca é indispensável para uma rede social de sucesso. Isso quer dizer que você precisa defini-la como séria, profissional ou descontraída, por exemplo, e ser fiel a isto em toda a comunicação digital com seus seguidores. Estabelecer como seu negócio fala com as pessoas fortalece o laço da sua marca com elas.

Passo 3 – Defina seus objetivos

Depois de conhecer seu público e saber como estabelecer uma comunicação efetiva com ele, é hora de definir os objetivos do seu negócio no mundo digital e em quanto tempo você pretende alcançá-los. Esse passo é importante para garantir uma sequência lógica de posts e não confundir seus seguidores. Alguns destes objetivos podem ser, por exemplo: divulgar o lançamento de um tratamento, obter cadastro de novos clientes, ser reconhecido como o melhor profissional da região.

Passo 4 – Escolha os canais

Neste passo, recomendamos que você escolha o canal digital que faz mais sentido para seu negócio e sua estratégia, e o que irá te ajudar a alcançar seus objetivos no tempo estimado. Ao determinar a rede social em que irá centrar seus conteúdos, invista nas facilidades que a ferramenta oferece para sua conta, como personalizá-la, promover publicações e destacar informações importantes. Além disso, as principais mídias sociais oferecem a opção “conta comercial/business”, que representa profissionalismo e pode gerar mais visibilidade.

Passo 5 – Planeje e produza

É extremamente necessário planejar os posts que serão publicados em sua conta, afinal, conteúdos criativos e que seguem uma linha de postagem facilitam a comunicação com os seguidores e tendem a gerar mais interesse. Ferramentas gratuitas como o Canva podem te ajudar na criação de designs personalizados, que são fundamentais para destacar seu perfil em meio a milhares de outros.

Passo 6 – Gerencie

Uma gestão adequada das redes sociais do seu negócio permite que você converse e crie vínculos com seus clientes, o que pode te ajudar a fidelizá-los aos tratamentos oferecidos em sua clínica. Ao gerenciar suas contas, também é possível obter feedback dos seguidores e, a partir daí, ter uma melhora contínua na sua atuação no mercado. Para este passo, recomendamos a ferramenta mLabs, que permite agendar posts, responder mensagens privadas e gerar relatórios.

Passo 7 – Analise e otimize

Analise os dados gerados pelas próprias redes sociais sobre sua conta e entenda como é o seu fluxo de interações. Observe quantas pessoas descobriram sua marca, quantas passaram a segui-la e quantas deixaram, para entender se o seu planejamento de posts está, de fato, te ajudando a alcançar seus objetivos. Além disso, também é importante agendar os conteúdos por dia e hora, já que não adianta postar uma arte à noite para anunciar um novo tratamento, se os seus seguidores costumam interagir pela manhã, por exemplo.

Siga essas dicas e garanta o sucesso do seu negócio.

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