Banner Banner

Blog ADCOS
PROFISSIONAL

Manchas escuras: entenda como se formam e quais são os tratamentos mais indicados

As manchas escuras podem impactar bastante a autoestima das pessoas. Seja no rosto ou no corpo (como na virilha, coxas e axilas), é natural que se procure tratamentos para amenizá-las. Para os profissionais de estética, isso pode representar uma vantagem para oferecer tratamentos de alta performance e minimamente invasivos.

Os tratamentos de clareamento de manchas são destinados especialmente para auxiliar na uniformização do tom de pessoas que lidam com sardas e melasma. As manchas amarronzadas, localizadas frequentemente na zona T do rosto (bochechas, testa e nariz) podem não ser resultantes apenas da exposição ao sol, mas uma produção excessiva de melanina, que pode ser controlada a partir de um acompanhamento profissional.

Como as manchas escuras são formadas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as manchas são formadas a partir do aumento da produção da melanina na pele. 

Elas podem atingir diferentes partes do corpo, inclusive as unhas, e podem variar as cores, indo do castanho claro ao preto, assim como tamanho e forma. Dessa forma, a hiperpigmentação acaba sendo um problema comum e que ocorre naturalmente em nosso dia a dia. 

Melasma

Um dos tipos mais comuns de manchas escuras na pele é o melasma. Ele é caracterizado pelo surgimento de manchas principalmente no rosto, mas, em alguns casos, também pode atingir braços, pescoço e colo. 

Segundo especialistas, esse problema de pele costuma atingir mais mulheres do que homens, uma vez que a condição pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais e à gravidez.

Os principais fatores que desencadeiam o melasma são:

  • Exposição à luz ultravioleta;
  • Incidência da luz visível (vinda de aparelhos eletrônicos, como televisão, celulares e computadores);
  • Alterações hormonais; e
  • Predisposição genética.

Dentre os tratamentos mais indicados para o tratamento do melasma estão soluções que possuam em sua fórmula ativos como arbutin, ácido kójico, ácido fítico, ácido tranexâmico e ácido dióico. Esses ativos químicos são inibidores da síntese de melanina, controlando sua produção e auxiliando na uniformização do tom da pele.

Um exemplo disso é o nosso Concentrado Clareador, uma nova tecnologia para tratamentos estéticos com objetivo de clarear manchas. Com o ácido tranexâmico e a niacinamida em sua fórmula, proporciona uma potente ação clareadora, que age desde a formação e transferência da melanina, sendo capaz de reduzir em até 91% a sua produção depositada nos queratinócitos.

Você pode compreender melhor como esse dermocosmético pode ser oferecido na sua clínica de estética por meio de um e-book exclusivo preparado pela ADCOS Profissional. Clique aqui e saiba mais!

Sardas

Cientificamente chamada de efélides, as sardas são manchas pigmentadas de coloração castanha. Elas costumam se desenvolver principalmente em pessoas com pele muito clara, loiras e ruivas, dada a predisposição genética ou exposição solar durante a vida.

Os dermatologistas explicam que, por serem mais atingidas pelas queimaduras solares, as sardas ficam localizadas majoritariamente no rosto, colo e ombros. E, embora não sejam uma doença de pele, podem representar um alerta para quem as tem, uma vez que pode sugerir maior suscetibilidade ao desenvolvimento do câncer de pele.

Ainda que não haja uma cura para o surgimento delas, é possível oferecer tratamentos contínuos para a diminuição de sua aparência. O uso da luz pulsada, laser e peelings químicos pode ser de grande procura aos clientes que lidam com elas. Dependendo da intensidade e dos ativos usados (como o ácido mandélico e ácido glicólico, que promovem a renovação celular da pele), elas podem até mesmo desaparecer completamente por um período de tempo.

Neste caso, uma das formas mais seguras e eficazes é a realização de um peeling químico com o auxílio do nosso Protocolo Peeling Especial Clareamento, indicado para o tratamento da hipergimentação. Para aplicá-lo, basta iniciar com a preparação da pele. Com ajuda do Gel de Limpeza Purificante, faça a higienização da face completamente, com movimentos circulares. Remova com algodão umedecido em água e seque a pele. Utilize o Sabonete Glico-Ativo, que irá promover limpeza e uma esfoliação suave, deixando agir por 3 minutos.

Com a pele preparada, é hora de iniciar o procedimento de renovação e clareamento. Para isso, use o Gluco Peel Fase 1, espalhando e deixando agir por 5 minutos. Reaplique uma nova camada, e deixe na pele por mais 15 minutos, removendo com algodão e água em seguida. Aplique o Gluco Peel Fase 2 e deixe agir por 5 minutos, aplicando novamente por mais 15 minutos e removendo ao final.

Então, aplique o Concentrado Clareador, espalhando até completa absorção e sem remover. A dica aqui é utilizar o Led Azul e Led Vermelho, que irão aumentar ainda mais o desempenho do produto ao ser absorvido pela pele. Você pode conferir mais sobre os Concentrados Estéreis nesse post aqui!

Uma vez já aplicado o clareador, intensifique a ação despigmentante com ajuda do Sérum Clarinfusion, realizando uma massagem até completa absorção. Nessa fase, não retire o produto, deixando que ele tenha ação prolongada. 

Por fim, aplique o Filtro Solar Ultra FPS 55 Gel Creme, para garantir que a pele esteja protegida ao sair do procedimento e não haja reações adversas.

Add Your Comment

Receba promoções,
novidades
e dicas Exclusivas
para seus tratamentos.

Matérias