Banner Banner

Blog ADCOS
PROFISSIONAL

Drenagem linfática: passo a passo para um procedimento seguro e eficaz

Quando se fala em tratamentos corporais, a drenagem linfática é referência. Um dos procedimentos mais buscados nas clínicas de estética, este tipo de massagem tem como objetivo estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais rápida. E, com isso, faz com que seja eliminado o excesso de líquido do corpo. Entre outros benefícios do método estão a ativação da circulação sanguínea, o combate à celulite e até mesmo o relaxamento corporal.

Para te ajudar a potencializar seus resultados e fidelizar clientes por meio da drenagem linfática, a ADCOS Profissional criou um passo a passo para um procedimento seguro e eficaz. Confira!

Entenda os benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática é indicada para diversas situações: ela pode ser bem aproveitada desde os clientes que buscam eliminar toxinas até aqueles que buscam eliminar o excesso de líquidos. Além disso, também pode ser indicada para casos específicos, como no combate à celulite, edemas ou inchaços e também como tratamento complementar às cirurgias, principalmente as plásticas, como lipoaspiração, abdominoplastia e prótese de mama.

A função da drenagem linfática é mobilizar a linfa que fica acumulada entre as células e encaminhá-la de volta aos gânglios, melhorando o transporte pelos vasos linfáticos, favorecendo a eliminação de toxinas e metabólitos, diminuindo o inchaço, edemas e celulite. A técnica é feita em áreas como braços, pernas, na face e na região do tronco, incluindo a barriga. 

Para uma drenagem linfática eficiente e segura, o primeiro passo é escolher dermocosméticos que vão te ajudar a potencializar o tratamento! Os cremes ajudam no deslizamento das mãos e dos objetos, além de diminuírem o atrito nas áreas que possuem pelos. Opte por produtos que tenham em sua composição ativos que ajudam a melhorar a circulação e combater a celulite, como a cafeína e o extrato de planta carnívora.

Quais produtos utilizar durante a drenagem linfática?

A ADCOS Profissional oferece soluções tecnológicas para potencializar a sua drenagem linfática. Selecionamos dois produtos que vão beneficiar seus resultados:

1. Creme de Massagem Drain Redux

Com uma poderosa combinação de tecnologias e ativos, o Creme de Massagem Drain Redux possui permeação cutânea efetiva, que proporciona resultados superiores. Além disso, conta com ações lipolítica, anticelulítica, detoxificante e firmadora de altíssima performance. 

Ideal para drenagem linfática, o produto é desenvolvido com  tripla tecnologia que confere resultados desde a primeira sessão. Sua fórmula associa o extrato de planta carnívora à cafeína e ao poderoso ativo Power Drain, garantindo maior firmeza e redução de medidas, reduzindo o inchaço e a celulite. Porém, um cuidado: esse produto não deve ser utilizado em gestantes.

2. Creme de Massagem Chá Verde

O Creme de Massagem Chá Verde auxilia na redução de inchaço e edemas. Com ações anti-inflamatória e drenante, o produto possui muita emoliência. Assim, seu deslizamento é facilitado. E, por não ter perfume, permite a personalização do tratamento ao adicionar óleos essenciais, de acordo com a necessidade do cliente. Sua composição conta com arnica, extrato de chá verde e extrato de aloe vera, que possuem ação anti-inflamatória, hidratante e calmante.

4 passos para fazer uma boa drenagem linfática

Para que seja eficaz, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido da drenagem para os gânglios. Os movimentos devem ser leves, com pressão em bracelete. Atenção: o procedimento não pode deixar hematomas no corpo, pois isso significa que algum vaso sanguíneo foi rompido. Confira o passo a passo que preparamos para você:

1. Preparação

Antes do procedimento, prepare o corpo com o esvaziamento dos gânglios linfáticos. Você deve realizar movimentos circulares no sentido horário, antes de drenar a linfa em sua direção.

2. Espalhe o produto que irá facilitar o procedimento

Escolha o dermocosmético mais indicado para as necessidades do seu cliente. Espalhe o creme nas palmas das mãos para facilitar o deslizamento.

3. Massageie de forma assertiva

Cada região do corpo pede movimentos específicos, sempre terminando em algum gânglio linfático. Nas pernas, os movimentos devem ser ascendentes: da canela até a parte posterior do joelho e, depois, da coxa até a virilha. 

Nos braços e tórax, os movimentos vão até as axilas e, na área da barriga, o movimento deve ser feito até a virilha. Também é possível fazer drenagem linfática no rosto, sempre indo em direção aos gânglios linfáticos do pescoço.

4. Realize movimentos suaves

Os movimentos circulares devem ser feitos com o polegar. Já com a mão em forma de concha, faça movimentos lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita entre cinco a dez vezes em cada região, sempre indo em direção aos gânglios linfáticos.

#DicaProfissional 

Para resultados mais poderosos, converse com o seu cliente e explique a importância de aliar a drenagem linfática com hábitos saudáveis. Para facilitar, crie uma cartilha com algumas dicas importantes. Listamos algumas para te ajudar:

  • Ingestão de líquidos: Ingerir bastante água garante a hidratação do corpo e ajuda a reduzir a retenção, potencializando os resultados do tratamento.
  • Alimentação balanceada: Reduzir a ingestão de sódio (presente no sal e em alimentos industrializados) ajuda a diminuir a retenção de líquidos.
  • Atividades físicas: Os exercícios físicos aumentam a oxigenação do corpo e favorecem a ação da drenagem linfática.

Add Your Comment

Receba promoções,
novidades
e dicas Exclusivas
para seus tratamentos.

Matérias