Banner Banner

Blog ADCOS
PROFISSIONAL

3 passos para fazer drenagem linfática em gestantes

A drenagem linfática é um procedimento extremamente benéfico para as gestantes, através da eliminação de líquidos desintoxica o organismo, reduz o edema e as dores corporais, que são comuns na gravidez. Por isso, ao realizar drenagem linfática em gestantes, é necessário seguir um protocolo para não comprometer a saúde da mãe e do bebê. 

A ADCOS Profissional irá tirar todas as suas dúvidas a respeito para que você realize um atendimento de qualidade e de alta performance.

O que é drenagem linfática

A drenagem linfática é um método para auxiliar o sistema linfático e circulatório, melhorando a circulação sanguínea e o acúmulo de fluidos nos tecidos. Esse excesso de fluidos ocorre naturalmente em nosso organismo. No entanto, o processo de chegada costuma ser muito mais intenso que o de saída, havendo esse acúmulo de líquido no espaço intersticial (ou seja, entre as células), sendo absorvido pelos capilares linfáticos. 

O sistema linfático é essencial para o corpo, sendo capaz de reduzir edemas, e  também promover hidratação, nutrição e cicatrização celular. Porém, esse acúmulo de fluidos pode levar, também, à sensação de inchaço e mal-estar, havendo a necessidade de estimular, novamente, a circulação da região para o seu bom funcionamento.

Drenagem linfática em gestantes

Quando realizada de forma correta e por um profissional habilitado, a drenagem linfática é um procedimento seguro e muito benéfico para as gestantes. Ela ajuda a relaxar, previne e reduz os edemas e a celulite, comuns no período da gestação. Além disso, diminui a retenção de líquidos e os inchaços, e também estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação.

A técnica deve ser realizada por profissionais habilitados. Assim, não haverá comprometimento da circulação, causando hematomas e dores intensas ou até mesmo provocar um parto prematuro. A drenagem linfática em gestantes é indicada a partir do terceiro mês de gestação,  e só deve ser realizada com a liberação médica.

Como realizar drenagem linfática em gestantes

Para realizar uma drenagem linfática de alta performance, especialmente para gestantes, é importante seguir os seguintes passos:

Pré-drenagem

Antes de realizar a drenagem linfática, você, enquanto profissional, deve preparar o corpo para iniciar o procedimento. Essa é uma maneira de garantir que o protocolo atinja melhores resultados, sendo mais agradável e satisfatório para o cliente.

Para isso, você deve iniciar esvaziando os gânglios linfáticos com movimentos circulares no sentido horário. 

Aplicação do produto

Após a preparação da região que irá ser realizada a drenagem linfática, você deve aplicar o produto mais indicado para facilitar o deslizamento no momento da massagem.

Para isso, recomendamos o Creme de Massagem de Chá Verde. Ele auxilia na redução e inchaço e edemas, típicos da fase da gravidez. Além disso, possui ação anti-inflamatória e combate os radicais livres, deixando a pele macia e hidratada. 

Contendo (além do extrato de chá verde) o extrato de arnica em sua fórmula, esse creme de massagem age como um estimulante, tônico, adstringente, cicatrizante, antisséptico e descongestionante para a pele, normalizando a microcirculação superficial. E, com auxílio da aloe vera nesta composição, também age como hidratante, com propriedade restauradora, bioestimulante e regeneradora dos tecidos.

Por não ter perfume, esse creme dá a oportunidade de personalização do tratamento com adição de óleos essenciais, proporcionando uma experiência do cliente ainda melhor, e o bem-estar com ajuda da aromaterapia.

Massagem

A massagem para drenagem linfática em gestantes, diferente do método tradicional, precisa ser feita de forma mais suave. 

Cada região do corpo exige cuidado específico, mas devem sempre terminar em algum gânglio linfático, desobstruindo o local. Os movimentos devem ser ascendentes (de baixo para cima), por exemplo, das canelas até a parte posterior dos joelhos, e da coxa até a virilha.

Para braços e o tórax, os movimentos devem ir até as axilas. Caso a drenagem linfática seja feita na região da face, os movimentos devem ser do centro para fora, seguindo em direção para os gânglios linfáticos do pescoço.

Add Your Comment

Receba promoções,
novidades
e dicas Exclusivas
para seus tratamentos.

Matérias