Banner Banner

Blog ADCOS
PROFISSIONAL

PELE ADOLESCENTE: TRATAMENTOS PARA OFERECER EM CLÍNICA

Ao longo da vida, o corpo humano atravessa uma série de variações hormonais. No entanto, a chegada da puberdade desencadeia uma série de mudanças intensas na pele adolescente.

Eventualmente, muitas dessas transformações acabam se manifestando na saúde e na aparência da pele dos jovens.

Quais os principais problemas da pele adolescente?

As transições na pele adolescente podem desencadear um forte impacto em seu aspecto, como nos casos de pele oleosa, pele acneica, e estrias, por exemplo.

Brilho excessivo, poros dilatados, espinhas e comedões são manifestações dermatológicas que tendem a abalar a autoestima dos jovens, principalmente nesta nova fase de seu desenvolvimento psicossocial.

Mas, para além dos fatores estéticos, os problemas de pele na adolescência também podem causar uma série de desconfortos físicos, como, por exemplo, a sensibilidade frente a agentes alérgenos e quadros inflamatórios.

Continue lendo e saiba ainda mais sobre o tema!

Pele Oleosa

Ao mesmo tempo em que o corpo aumenta a produção dos hormônios sexuais na puberdade, as glândulas sebáceas também elevam seus níveis de produção de sebo.

Por isso, a pele adolescente tende a apresentar um aspecto mais gorduroso, com um aspecto brilhante exagerado, tornando-se uma pele oleosa.

Como tratar pele oleosa?

Além das abordagens clínicas prescritas pelo dermatologista, a limpeza de pele e hidratação são etapas fundamentais para o reequilíbrio da produção de gordura pelas glândulas sebáceas.

Para diversos protocolos e suas associações, a ADCOS Profissional conta com dermocosméticos de alta performance para atender às necessidades de seus clientes adolescentes. Conheça aqui nossos produtos para Limpeza de Pele Profissional.

Pele Acneica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica o surgimento da acne na pele adolescente também está relacionado às elevações nos níveis de hormônios sexuais.

Além disso, o quadro pode evoluir da acne nível I, sem lesões inflamatórias, até a acne nível IV, em que as lesões císticas e pústulas atingem a pele.

Inclusive, o quadro pode perdurar, causando a acne adulta.

Como tratar a pele acneica?

O tratamento da pele acneica adolescente vai depender do diagnóstico clínico, já que o quadro pode se manifestar em diferentes intensidade e ter origens multifatoriais.

Ainda assim, os especialistas da ADCOS Profissional formularam dermocosméticos específicos para estes tratamentos. Veja os produtos para protocolos Antiacne.

Dermatite

As variações hormonais também podem alterar o funcionamento da camada protetora da pele adolescente, deixando-a mais exposta a mecanismos inflamatórios. É isto o que acontece na dermatite na adolescência.

Geralmente, a pele fica hiper sensibilizada diante de agentes alergênicos como poluição, poeira, ácaros, entre outros fatores, como, por exemplo, o estresse.

Entre os sintomas mais comuns e recorrentes estão o ressecamento da pele, prurido e infecções cutâneas.

Como tratar dermatite?

Não há uma cura definitiva para dermatite atópica, mas seus sintomas podem ser controlados com medicamentos e agentes tópicos prescritos por um especialista no tratamento para pele adolescente.

Além disso, o reforço da hidratação na pele adolescente ajuda a restaurar a barreira protetora da pele, melhorando suas defesas contra possíveis alergênicos. Saiba quais são os produtos ADCOS Profissional que auxiliam no cuidado da pele sensível.

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica também se caracteriza por quadros inflamatórios da pele que acometem as áreas com maior quantidade de glândulas sebáceas como as laterais do nariz, sobrancelhas e o couro cabeludo.

Dessa forma, seus principais sintomas na pele adolescente são a vermelhidão, surgimento de escamas amareladas ou brancas nas áreas afetadas, sua posterior descamação e o surgimento da caspa nos cabelos.

Como tratar dermatite seborreica?

Também sem cura definitiva, os tratamentos da dermatite seborreica focam no alívio e prevenção dos seus sintomas desagradáveis.

Além das terapias medicamentosas prescritas pelo dermatologista, os cuidados com o controle da oleosidade excessiva da pele, com os dermocosméticos para esta finalidade, vão amenizar os desconfortos e melhorar a aparência e a resistência da pele.

Estrias

O próprio crescimento natural do corpo na adolescência pode levar à ruptura das fibras de colágeno e criar as condições para o surgimento das estrias. Nos meninos, elas costumam se manifestar com maior frequência nos braços, nádegas e costas. Já nas meninas, as marcas de estria atingem mais comumente os seios, nádegas, coxas e quadris.

Como tratar estria adolescente?

Assim como na fase adulta, o tratamento para pele adolescente varia de acordo com os tipos de estrias e as particularidades da pele dos pacientes.

Os protocolos geralmente incluem procedimentos como as aplicações de laser, microagulhamento ou com os dermocosméticos para estrias que promovem esfoliação, peeling e estimulação de colágeno para recuperar a derme e mitigar as marcas.

Cuidados com a pele adolescente para ficar de olho

  • Especialize-se em limpeza de pele. O procedimento remove as células mortas da pele adolescente e a prepara para a permeação de ativos;
  • aposte em peelings químicos e físicos para esfoliação no tratamento para pele adolescente;
  • reforce a hidratação da pele adolescente para evitar o efeito rebote com oleosidade excessiva;
  • instrua o paciente adolescente a adotar uma rotina de skincare que inclua higienização, tonificação, hidratação e proteção solar diária.

Dermocosméticos indicados para tratamento de pele adolescente

Seja para tratar ou prevenir os problemas da pele adolescente em seus clientes, opte pelos dermocosméticos a ADCOS Profissional.

Nossos produtos são formulados com tecnologias exclusivas, ativos de alta performance e fórmulas seguras, dermatologicamente testadas, biocompatíveis e com eficácia comprovada por rigorosos estudos clínicos.

Para saber mais sobre nossos dermocosméticos, protocolos, interações, ou mesmo sobre o processo de compra com descontos especiais para profissionais de estética, fale com uma de nossas dermoconsultoras pelo WhastApp clicando aqui!

Add Your Comment

Receba promoções,
novidades
e dicas Exclusivas
para seus tratamentos.

Matérias